Viajar de trem oferece aos turistas a oportunidade de apreciar paisagens de rara beleza. Neste tipo de transporte, ao contrário de viagens de avião Você está nas alturas) ou carro (você tem que dirigir), o turista tem a possibilidade de apreciar e fotografar todos os lugares por onde passa.
Seja pela facilidade de comprar o ticket, a tranquilidade da viagem ou simplesmente por ser uma forma menos usual de transporte (pelo menos para os brasileiros), viajar de trem é mais que um meio de deslocamento: é um passeio!
Pensando em quem ama esse tipo de transporte o site When on Earth selecionou as 20 viagens de trem mais incríveis pelo mundo. Confira na galeria: (Fonte: Oficina de Inverno)
1
20
Alaska Railroad - Esta é uma maneira de explorar as belas paisagens do Alasca. O passeio de trem, que opera de maio a setembro, permite que você aprecie vistas deslumbrantes a partir das janelas dos carros, com cúpula de dois andares ou uma varanda ao ar livre, enquanto viaja entre Anchorage e Fairbanks. As paradas são feitas no impressionante Parque Nacional Denali, Wasilla e Talkeetna.
Bergen / Oslo - A viagem de trem de Bergen a Oslo, na Noruega, é cheia de pontos turísticos interessantes. Vários fiordes podem ser vistos ao longo do caminho, como seria de esperar, especialmente em torno da área de Voss. O cenário é particularmente espetacular no inverno, quando as planícies estão cobertas de neve.
Blue Train - Cobrindo cerca de 1.500 quilômetros da Cidade do Cabo para Joanesburgo, o Blue Train viaja a um ritmo bastante lento para que todos os passageiros apreciem a paisagem ao longo do caminho. Além das vistas deslumbrantes, o trem oferece uma suíte de luxo com banheiro comum, ou uma suíte de luxo com banheira e lounge. Cada carro tem apenas quatro suítes e logo que você chega já é recebido com champanhe.
Centovalli - O trem faz seu caminho ao longo do vale do rio Melezza, conectando a italiana Domodossola e a suíça Locarno. O nome foi dado por causa dos 100 vales que o trem atravessa ao longo do rio e as vistas incluem aldeias com casas de pedra, um tanto quanto italianas.
Clermont-Ferrand para Beziers - Uma das linhas menos utilizadas na França, a linha férrea de Clermont Ferrand leva você a uma jornada entre áreas silvestres naturais. Ele se sobrepõe ao viaduto Eiffel Garabit, nas proximidades de St. Flour, passando ainda pelo viaduto Norman Foster, que é a mais alta ponte rodoviária do mundo.
Danúbio Express - Se sua ideia é conhecer melhor a Europa Central e Oriental, este trem confortável e estiloso é uma boa ideia. Os vagões de luxo levam os passageiros através da Hungria, Bulgária e Romênia até a cidade de Istambul.
El Transcantabrico - Um trem de luxo, El Transcantabrico leva os passageiros em uma excursão que vai durar uma semana para lugares como Bilbao, Santiago de Compostela e Leon, na Espanha, explorando os locais históricos e naturais. O trem é um verdadeiro hotel sobre rodas e, a partir dele, é possível ver as pinturas rupestres de Altamira, que, acredita-se, possui em torno de 14.500 anos de idade.
Centovalli - O trem faz seu caminho ao longo do vale do rio Melezza, conectando a italiana Domodossola e a suíça Locarno. O nome foi dado por causa dos 100 vales que o trem atravessa ao longo do rio e as vistas incluem aldeias com casas de pedra, um tanto quanto italianas.
Expresso Manakara - Uma das melhores paisagens que seus olhos podem cruzar está em Madagascar. O ritmo muito lento deste trem da era colonial francesa, que parte de Manakara rumo a Fianarantsoa, faz com que sua viagem de apenas 90 quilômetros seja mais rica visualmente, já que há tempo de sobra para apreciar os arredores.
Glacier Express - Vistas alpinas espetaculares estão a sete horas de viagem de um trem que liga Zermatt, Davos e St. Moritz, na Suíça. As janelas superiores garantem uma vida ainda melhor da paisagem.
Golden Eagle Trans-Siberian Express - Esta é a mais longa viagem de trem do mundo, com impressionantes 6 mil milhas (cerca de 9.600 quilômetros), que abrangem dois continentes. Lançado em 2007, leva os passageiros em excursões para lugares como Ulaanbaatar e Vladivostok (na Rússia), bem como pra Mongólia e Cazaquistão. Se sua ideia é ir ainda mais longe, entre a bordo para Pequim, numa viagem que dura 21 dias. Assentos de veludo, televisores, aparelhos de DVD e piso aquecido no banheiro garantem o conforto durante o período.
Hiram Bingham - Machu Picchu é um dos destinos turísticos mais populares do Peru e do mundo. O trem, batizado em homenagem do explorador norte americano homônimo que em 1911 descobriu a região, vai de Cuzco até o centro Inca através da vale do rio Urubamba. Nem precisamos mencionar que a vista no meio dos trilhos é das melhores.
Rocky Mountaineer - Imagina viajar de trem por dois dias em meio às montanhas rochosas do Canadá? A partir de Vancouver ou Seattle sentido Calgary, Jasper ou Halifax, é possível percorrer um caminho ferroviário repleto de paisagens impressionantes.
Talyllyn Railway - O comboio histórico leva você em uma viagem de 14,5 quilômetros de ida e volta através de vales verdejantes com vistas panorâmicas no País de Gales.
The Ghan - Este passeio de trem, que atravessa o coração da Austrália, percorre toda a fauna e flora do deserto. Saindo de Adelaide aos domingos, o trem segue em duas noites para Darwin, passando por Alice Springs e Katherine, atravessando quase três mil quilômetros.
The Grand Canyon Hailway - Lançado em 1901, o Grand Canyon Railway é uma combinação de vistas espectaculares e história. A viagem de trem leva você a quilômetros e quilômetros do deserto do Arizona a partir de Williams, pegando todo o caminho para o trecho sul do Grand Canyon. É uma combinação de carros de diferentes épocas, que remontam às décadas de 1920 e 1950.
The Indian Pacific - Ligando Perth e Sydney, na Austrália, o trem Indian Pacific leva você em uma rota que é conhecida como a maior pista reta do mundo. No meio do caminho, é possível conhecer as cidades de Kalgoorlie e Broken Hill. Uma parada em Adelaide também é permitida sem qualquer custo adicional.
TranzAlpine - O passeio de trem, com duração de cerca de quatro horas e meia, torna- se uma emocionante exploração da Ilha do Sul da Nova Zelândia, cobrindo áreas silvestres de Greymouth e da bela cidade de Christchurch. Você pode desfrutar de vistas do impressionante rio Waimakariri, planícies de Canterbury terras agrícolas e as deslumbrantes viadutos alpinos.
Trilhos Durango & Silverton Narrow Gauge - A estrada de ferro do Colorado carrega um trem ainda operado a carvão e vapor, que leva os passageiros numa viagem no tempo por meio das montanhas, com um belo cenário a ser contemplado.
Venice Simplon-Orient-Express - Marcado por sua elegância e conforto, este trem do século XIX carrega consigo interiores desenhados por designers renomados como René Lalique. Percorrer a Europa a bordo desse veículo é mais do que uma viagem, é uma aula de história. Quando a fome bater, é servido almoço e jantar, sendo o último mais glamuroso, disponível em apenas três carros.