Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ecoturismo

Águas de Lindoia... muito mais que uma estância

Redação Bonde
30 out 2009 às 12:05

Compartilhar notícia

- Prefeitura de Águas de Lindóia
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem pensa que a cidade de Águas de Lindoia é apenas uma estância para relaxamento e tratamentos medicinais com suas águas, engana-se. A cidade está aos poucos revitalizando e modernizando os seus vários pontos turísticos. Charmosa com clima de montanha, Águas de Lindoia já foi o point da aristocracia nas décadas de 60 e 70. Hoje, a cidade busca atrair um público jovem que, além de conhecer suas termas, se aventure nas montanhas através de trilhas, Ecoturismo, Turismo Rural e uma total integração com a natureza.

A 780 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, ela está localizada num cinturão verde entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. Logo na entrada, o portal, em estilo normando, dá as boas-vindas aos turistas que dali para frente se encantam com a riqueza e o estilo arquitetônico da cidade, destacando o modernismo de Oscar Niemeyer e os estilos alpino e normando em vários prédios e casas. O grande destaque do centro da cidade é a Praça Adhemar de Barros com paisagismo criado por um dos melhores - senão o melhor - paisagistas de toda a história brasileira, Burle Marx. Passear pela praça é se interagir com uma das mais belas obras vivas do paisagista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A praça é o ponto de encontro da moçada, das crianças e dos turistas. Para quem quiser conhecer a cidade, vendo tudo passar vagarosamente, vale um passeio de charrete pelos principais pontos do centro. Já a criançada se diverte nos minicarros ou na minicharrete com cavalos de carrossel enfeitados e coloridos empurrados por simpáticos senhores. Pipoqueiro, carro de cachorro-quente, barraquinhas de madeira em estilo suíço abastecem os mais famintos que se encontram na praça. Logo ali, a rua São Paulo, referência noturna, é ideal para quem quer bater papo, tomar um café, refrescar-se com um chope ou até mesmo ouvir e dançar ao som de pagode ou MPB. Um pouco acima, o bosque é outro ponto para se caminhar e relaxar entre suas alamedas.

Leia mais:

Imagem de destaque

Londrina, um destino natural para adultos e crianças

Imagem de destaque
Concurso

Organização Mundial do Turismo irá premiar viajante para promover turismo sustentável

Imagem de destaque
Roteiros turísticos

As sete maravilhas do mundo moderno e seus segredos; conheça!

Imagem de destaque
Diversas opções

Chapada dos Veadeiros: conheça os lugares mais secretos dessa linda região goiana


Prefeitura de Águas de Lindóia
Prefeitura de Águas de Lindóia


O Morro do Cruzeiro, onde está localizado o Cristo Redentor, é parada obrigatória. De cima do morro é possível ver toda a cidade e, ainda, algumas cidades vizinhas. O ideal é chegar ao morro durante o pôr-do-sol.
Porém a cidade não é só tranquilidade e belas paisagens. Esportes radicais também podem ser praticados. Basta contratar o serviço de jeep tour para se aventurar em trilhas mais que radicais; na Serra do Brejal. Vale a pena se aventurar também no arvorismo noturno, que é único no Circuito das Águas.
Em um cenário de muito verde, foi montada uma área para a prática de paint ball, esporte que simula a disputa de guerra em que os adversários se combatem com armas que disparam balas de tintas.

Publicidade


Água que cura


Muito antes de Águas de Lindoia ser a estância hidromineral como é conhecida atualmente, tropeiros e bandeirantes já paravam para descansar e relaxar nas águas mornas que minavam do solo e, ainda, bebê-la diretamente de suas fontes naturais. Na época, a sabedoria popular já a indicava na cura de machucados da pele. Mas, somente em 1916, quando o médico italiano, Dr. Francisco Tozzi, descobriu os efeitos medicinais das águas, é que foi fundada as Thermas de Lindoia, que, anos mais tarde, se emancipou, tornando-se o município de Águas de Lindoia, atraindo turistas de diversos cantos do país e do mundo.

Publicidade


Prefeitura de Águas de Lindóia
Prefeitura de Águas de Lindóia


Hoje, a cidade quer agregar a esse perfil novos destinos turísticos, revitalizando o centro, a prática de esportes ligados à aventura e ecologia e resgate à vida no campo. Aliado a tudo isso Águas de Lindoia é uma cidade charmosa, serrana, com clima agradável que propicia tranquilidade, ar puro, integração com a natureza e adrenalina.


Compras e lazer

Publicidade


Um pouco mais afastado do centro de Águas de Lindoia, no bairro da Bela Vista, na avenida Monte Sião, concentram-se algumas lojas de malhas e couro, ideais para as compras. Também nesta mesma via, vale a pena fazer compras de laticínios e doces caseiros tradicionais da cidade.


Vida no Rancho


Em Águas de Lindoia é possível interagir integralmente com a natureza e com o modo de vida no campo. Dois pontos turísticos especiais para essas atividades são o Rancho da Fronteira e o Sítio de Monte Alegre.


Prefeitura de Águas de Lindóia
Prefeitura de Águas de Lindóia

Já no Sítio de Monte Alegre é servido o café caipira com bolos, pães e queijos feitos na hora, sempre acompanhados por um papagaio patriota que assobia o Hino Nacional. Seguindo as rotas do antigos tropeiros, também é possível realizar em Águas de Lindoia cavalgadas noturnas, passando por trilhas e riachos. (As informações são do Jornal da Orla)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo