É verão! E o que dizer de aproveitar a estação mais quente do ano para conhecer lugares incríveis? O site Guia Viagens Brasil listou os cinco melhores locais para a prática do mergulho no litoral do país.
O esporte é um dos mais procurados por turistas estrangeiros, segundo dados do Ministério do Turismo. Quase 22% dos gringos procuram nosso País para mergulhar nas águas mais profundas e cheias de riquezas naturais. O primeiro motivo pelo qual eles vêm ao Brasil é para aproveitar o Sol e a praia, tão 'escassos' nos outros países.
Para isso, que tal colocar na sua agenda as profundezas mais belas do Brasil? De norte a sul, os amantes do esporte têm à disposição mais de oito mil quilômetros de costa marítima, que fazem do Brasil um dos destinos mais cobiçados no mundo para esse tipo de atividade.
Leia mais:
Londrina, um destino natural para adultos e crianças
Organização Mundial do Turismo irá premiar viajante para promover turismo sustentável
As sete maravilhas do mundo moderno e seus segredos; conheça!
Chapada dos Veadeiros: conheça os lugares mais secretos dessa linda região goiana
"Do arquipélago Fernando de Noronha, no litoral de Pernambuco, passando pela Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro até a Ilha do Arvoredo, em Santa Catarina, são vários pequenos paraísos escondidos embaixo d’água que podem ser desbravados", afirma o fotógrafo Ricardo Junior, fundador do Guia Viagens Brasil.
Veja abaixo a lista dos cinco melhores lugares e adicione no seu roteiro de viagem!
1 - Ilha do Arvoredo (SC)
No litoral de Santa Catarina, a Ilha do Arvoredo é o local mais procurado para mergulho no sul do Brasil. Faz parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, que possui outras quatro ilhas em 17.600 ha. Ao sul da Reserva, o mergulho recreativo é permitido e a biodiversidade marinha é muito grande, um refúgio de tartarugas, garoupas, polvos, tainhas, arraias e centenas de outras espécies.
2 - Guarapari (ES)
Guarapari, no litoral do Espírito Santo, é outro ponto excelente e muito procurado por mergulhadores no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Ictiologia, que se dedica ao estudo dos peixes, Guarapari possui a maior diversidade de peixes de recifes do país, com 220 espécies identificadas.
3 - Fernando de Noronha
Fernando de Noronha é um arquipélago distante 543 km do litoral de Pernambuco. Possui 21 ilhas e é considerado um dos melhores lugares do mundo para prática do mergulho, devido, principalmente, à temperatura da água do mar por volta de 28º C e visibilidade subaquática de até 70 metros em alguns pontos.
4 - Arraial do Cabo (RJ)
Na costa fluminense, o Arraial do Cabo é o lugar preferido pelos mergulhadores. As águas são profundas e apresentam, constantemente, baixas temperaturas, em torno de 15 ºC. Entretanto, são nestas condições que muitas espécies preferem viver, como é o caso de cavalos-marinhos, tartarugas e arraias.
5 - Abrolhos (BA)
Na Bahia, a 75 quilômetros da costa a partir da cidade de Caravelas, o Parque de Abrolhos foi o primeiro parque nacional marinho do Brasil, criado em 1983, para preservar a biodiversidade local. É considerado um dos melhores pontos de mergulho do País, pois possui águas translúcidas e é o habitat de mais de 19 espécies de corais, algumas endêmicas da região, e cerca de 95 tipos de peixes, que coloridos enfeitam o ambiente subaquático baiano.