Zumbido nos ouvidos e diminuição da capacidade auditiva. Devo consultar um especialista ou os sintomas desaparecem com o tempo?
O zumbido nos ouvidos é um indício de que algo pode não estar bem. Ele pode ser transitório, ou seja, desaparecer em dias ou meses, ou pode se tornar crônico. De qualquer forma, significa que vale a pena investigar sua causa, principalmente se acompanhado de perda auditiva.
Muitas doenças podem se manifestar como quadro de barulho nos ouvidos, incluindo alterações hormonais, dos ossículos do ouvido médio, alterações circulatórias do pescoço, inflamações, doenças reumáticas, doenças relacionadas ao ruído ou alterações de articulação temporomandibular.
Os exames iniciais de triagem são simples e rápidos, e incluem audiometria, impedanciometria e exames de sangue. Estes exames vão direcionar a investigação, no entanto, às vezes, são necessários exames mais sofisticados como, por exemplo, tomografia, ressonância magnética e ultra-som doppler de pescoço (carótidas).
O tratamento vai depender da doença em questão, podendo ser baseado em medicações, fisioterapia, tratamento dentário, cirurgias, prótese auditiva, terapia de reabilitação do zumbido. Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, menor a probabilidade de ocorrer complicações. A indicação neste caso é procurar um médico especialista.
Claudia Vaz, otorrinolaringologista