Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Alteração vocal

Você sabe o que é disfonia infantil?

Sua saúde - Folha de Londrina
24 ago 2011 às 15:55

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Seu filho grita muito ou fala alto? Faz esforço ao falar, saltando as veias do pescoço? Está com a voz rouca e áspera? Seu filho pode estar apresentando uma disfonia - dificuldade na emissão natural da voz. Se você está enfrentando este problema, procure um fonoaudiólogo. Normalmente a disfonia infantil aparece em crianças com idade entre 7 e 9 anos. Mas, algumas crianças são roucas com 2 ou 3 anos de idade. Se os pais percebem que a criança fica muito rouca depois de chorar, se percebem que a criança perde o ar, fica descontrolada ou grita muito, existe algo de errado com a voz.

A maior parte dos problemas de disfonia infantil são ambientais, resultado do comportamento vocal. Podemos ter também como causa os fatores alérgicos, fatores psicológicos, hipertrofia de adenóides, ansiedade, etc. Pais e professores, por vezes, não sabem que a disfonia é um problema de comunicação; consideram a rouquidão como parte do processo normal do desenvolvimento infantil. Isso prejudica o diagnóstico e pode comprometer o sucesso do tratamento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As alterações de voz na infância interferem de modo negativo no desempenho social ou mesmo no desenvolvimento afetivo-emocional de qualquer criança. Estas crianças normalmente são mais agitadas, falam bastante e não conseguem controlar a intensidade vocal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Fique atento para a prevenção. É necessário evitar o abuso vocal e favorecer uma mudança no comportamento. Por isso, a importância do trabalho de orientação, detecção e intervenção fonoaudiológica nas alterações vocais infantis.

Jaqueline Cavazzana - fonoaudióloga (Londrina)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo