Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cuidado

Você sabe o que é desidrose?

Sua saúde - Folha de Londrina
21 set 2011 às 16:07

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A desidrose, também chamada de pompholyx ou eczema desidrótico, é uma doença de pele onde há o surgimento de pequenas bolhas, também chamada de vesículas, em palmas das mãos e na região plantar dos pés (sola dos pés) ou em ambos. As bolhas que ocorrem na desidrose duram aproximadamente três semanas e causam intensa coceira. Depois desse tempo, as bolhas secam e descascam e podem causar rachaduras na pele que serão dolorosas.

As causas da desidrose ainda não são conhecidas. No entanto, existem fatores que podem desencadear o quadro. Existem pessoas que tem uma alergia a metais, como níquel, presente em bijouterias e em altas quantidades em alguns alimentos como enlatados, feijão, cebolas, milho. Outras doenças de pele, conhecidas como dermatite atópica, infecções dos pés por fungos nos pés ou mesmo estresse emocional ou fatores ambientais como mudança súbita do clima, temperatura muito quente ou fria ou excesso de umidade podem exacerbar o quadro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O diagnóstico na maioria das vezes pode ser realizado sem dificuldades pelo médico através de um bom exame físico, mas alguns exames podem ser realizados para excluir outras condições, como pesquisa de fungos ou teste para alergia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


O tratamento nos quadros leves podem ser feitos com compressas antissépticas, cremes com corticóides e anti-histamínicos. Outros tratamentos também estão disponíveis, como o uso de toxina botulínica (botox), fototerapia ou pomadas com imunossupressores. Nos pacientes comprovadamente alérgicos é imperativo evitar o contato com o metal que causa alergia. Uma avaliação com seu dermatologista é fundamental para o diagnóstico e tratamento adequados ao seu caso.

Rubens Pontello Júnior - dermatologista (Londrina)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo