Tire suas Dúvidas

Você sabe o que é degeneração macular?

11 out 2011 às 16:00

A degeneração macular relacionada à idade é a principal causa de cegueira legal no hemisfério ocidental em indivíduos acima dos 50 anos de idade. Segundo o Macular Photocoagulation Study Group, pode ser definida como a presença de drusas (acumulação de materiais extra celulares amarelados sob a retina) associadas a alterações pigmentares na mácula, que é a região central da retina, em indivíduos acima de 50 anos de idade.

Nos estágios iniciais, muitas vezes, a pessoa não apresenta nenhum sintoma ou queixa o que dificulta o diagnóstico precoce. Sendo assim, é muito importante que se faça consultas periódicas com o seu oftalmologista.


Nos sintomas iniciais, a pessoa pode queixar-se de metamorfopsias (ao observar uma linha reta, a pessoa enxerga esta linha entortando) e dificuldade para leitura em ambientes menos iluminados.


Com a progressão da doença, pode apresentar diminuição da visão, distorção ou borramento da visão e, ainda, um escotoma central (como se a pessoa enxergasse as orelhas, queixo e cabelo, mas não conseguisse ver o rosto de outra pessoa).


O tratamento irá depender da avaliação clínica e estágio da doença, podendo ser clínico ou cirúrgico. Portanto, é muito importante que as pessoas façam consultas e visitas periódicas a seus médicos, para um diagnóstico precoce e não ficar esperando o aparecimento de sintomas.

Alexandre Hasegawa - oftalmologista (Londrina)


Continue lendo