Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Alerta

Você sabe o que é aneurisma de aorta abdominal?

Sua saúde - Folha de Londrina
03 nov 2011 às 19:17

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A aorta é a maior artéria do corpo e carrega o sangue rico em oxigênio bombeado pelo coração. Existe uma parte da aorta que está no tórax e outra no abdome, esta recebe o nome de aorta abdominal. Quando um segmento fraco da parede da artéria leva a um aumento do diâmetro da aorta, ocorre o aneurisma de aorta abdominal (AAA).

É uma doença que está presente em 5% da população acima de 65 anos, sendo mais frequente em homens que mulheres. O AAA é um risco para a saúde porque ele pode romper-se e provocar um sangramento dentro da cavidade abdominal, com choque hemorrágico e morte. Outra ocorrência menos comum é o desprendimento de coágulos do AAA, o que provoca a embolia. Há o entupimento das artérias da perna ou dos órgãos internos, acarretando falta severa de oxigenação dessas áreas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em geral o AAA não tem sintomas e são achados ao acaso em exames de check-up. Nos casos de ruptura nota-se dor severa e queda acentuada de pressão arterial. Nesta situação o socorro médico rápido é essencial.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


A detecção do AAA pode ser feita durante o exame médico de rotina, mas em geral é necessário o complemento de algum exame de imagem (ultrassom, tomografia ou ressonância).


Não se sabe ao certo a causa do AAA, mas existem alguns fatores de risco conhecidos: tabagismo e hipertensão arterial. O tratamento é unicamente cirúrgico, porém nem todo AAA deve ser operado. Cabe ao médico definir a necessidade de correção da doença.

Rodrigo Kikuchi - angiologista (Londrina)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo