Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cuidado!

Você conhece a trombose e seus riscos?

Sua Saúde - Folha de Londrina
19 out 2010 às 16:25

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A trombose venosa profunda (TVP) é uma doença caracterizada pela formação de trombos nas veias do sistema venoso profundo da perna. A trombose venosa é a transformação do sangue fluido em uma massa gelatinosa, que causa obstrução da veia.

A trombose venosa é considerada uma doença multifatorial, em que fatores genéticos interagem entre si com fatores ambientais. Os principais motivos de risco para o desenvolvimento da trombose venosa profunda são: idade acima de 40 anos, gravidez e puerpério, anticoncepcional e reposição hormonal, cirurgia, trauma, infecção e câncer. As pessoas internadas têm mais chance de desenvolver trombose venosa profunda, principalmente aquelas que serão submetidas a algum procedimento cirúrgico.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Apesar de todo o desconforto que uma trombose venosa causa, mais preocupantes são as complicações decorrentes desta. Quando o trombo se desprende, ele migra até o pulmão, causando a embolia pulmonar. Nos EUA, a embolia pulmonar é responsável por 200 mil mortes por ano, e na União Européia os dados são semelhantes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


A trombose venosa profunda continua sendo ainda uma doença muito negligenciada no cenário clínico atual. Um dos maiores estudos (estudo ENDORSE) sobre a prevenção da trombose venosa profunda foi realizado em 32 países e mostrou que somente 50% de todos os pacientes internados receberam os cuidados adequados para evitar a trombose venosa profunda. Todos os pacientes devem ser avaliados pelo cirurgião vascular e devem ser estratificados quanto ao risco de trombose venosa profunda.

Fernando Thomazinho, médico vascular


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo