Tire suas Dúvidas

Visual do rosto pode melhorar após cirurgia ortognática

10 fev 2011 às 15:38

A Ortodontia é uma área específica da Odontologia que trabalha com as más posições dentárias (dentes tortos), possibilitando grandes melhorias estéticas e funcionais dos pacientes.

Há situações, entretanto, que apresentam além de dentes tortos, problemas estruturais esqueléticos que ocasionam deformidades faciais severas. Essas desarmonias são alterações nas bases ósseas (maxilares), como uma mandíbula muito grande ou pequena demais, o rosto muito longo ou muito curto.


O que mais chama a atenção nestes casos é a estética da face. Esses pacientes também podem apresentar dificuldades funcionais na alimentação, respiração, fonação e na articulação.


Para resolver o problema há a necessidade de realizar um tratamento combinado entre a Ortodontia e a Cirurgia Ortognática, que se divide em três fases: preparo ortodôntico (o paciente inicia o tratamento com aparelho para alinhar os dentes, que dura aproximadamente um ano e meio, variando de acordo com a severidade do caso); fase cirúrgica (já com os dentes em posições adequadas, o especialista opera o paciente, colocando as bases ósseas na posição correta) e finalização ortodôntica (acabamento, em que são feitos os ajustes finais nas posições dentárias).


Os benefícios deste tratamento são acentuada melhora estética, harmonia na relação facial, as funções da face são melhoradas, como mastigação, respiração e fonação, e os dentes bem posicionados se encaixam perfeitamente.

Marco Antonio L. Feres e Renata Feres - ortodontistas (Curitiba)


Continue lendo