Tire suas Dúvidas

Uso do protetor solar deve ser mantido no inverno?

20 jul 2011 às 16:03

Sim, o uso de protetores solares deve ser mantido no inverno, pois embora a intensidade da radiação ultravioleta seja menor em relação ao verão, o efeito desses raios é cumulativo, provocando o envelhecimento precoce da pele e aumentando o risco de desenvolvimento de câncer de pele.

As pessoas mostram uma tendência em relaxar um pouco na proteção solar nos meses mais frios, principalmente pela sensação de que o sol não está tão forte. A falsa sensação de segurança vem do fato de que dificilmente ocorrem queimaduras solares nesta época do ano, ao contrário do que ocorre nos meses mais quentes.


Sem dúvida, nos meses frios, estamos mais protegidos pelo uso de roupas mais fechadas, cobrindo a maior parte do corpo. Por outro lado, o hábito de se expor ao sol para se aquecer faz com que fiquemos expostos em horários inapropriados (meio do dia), colocando em risco a saúde da pele das áreas não cobertas pela vestimenta, principalmente mãos e face. Além disso, o efeito cumulativo a longo prazo destas pequenas exposições poderá ser sentido alguns anos após.


O fator de proteção (FPS) deve ser o mesmo que a pessoa está habituada a utilizar no verão. Os dermatologistas recomendam que se utilizem filtros com FPS 30 ou acima.


Sempre é bom lembrar que a utilização de protetores solares não é um passaporte para tomar sol. É muito importante que as pessoas procurem evitar exposições desnecessárias e por períodos prolongados, principalmente evitando os horários de maior intensidade dos raios ultravioleta, entre 10 e 16 horas.

Airton Gon - dermatologista (Londrina)


Continue lendo