Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Micose

Uso contínuo de esmalte causa manchas brancas nas unhas?

Saúde - Folha de Londrina
25 jan 2011 às 15:52

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A causa mais comum de manchas brancas nas unhas é a micose ou onicomicose. É uma infecção causada por fungos, que pode ser adquirida pelo contato dos pés com água, areia ou objetos contaminados. Ambientes úmidos e frequentados por muita gente como saunas, praias, vestiários, piscinas, hotéis, costumam ser fonte de fungos e oferecem risco para o desenvolvimento da doença. É recomendável evitar andar descalço nestes ambientes, usando chinelos, inclusive durante o banho. É importante enxugar bem os pés e evitar o uso de calçados fechados por períodos prolongados.

O salão de beleza é um ambiente de risco para contrair micoses, pois são usados equipamentos de uso comum e que no caso de não estarem bem esterilizados podem ser fonte de transmissão de fungos ou outros micro-organismos. O ideal seria que todo o material usado fosse individual e descartável. Quando isso não for possível, é preciso certificar-se de que o processo de esterilização em estufa ou autoclave foi realizado corretamente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O uso prolongado de esmaltes, especialmente os de cores mais escuras, pode contribuir para o desenvolvimento das micoses, uma vez que os fungos são bolores que se adaptam nos ambientes escuros e abafados. A estratégia de usar esmaltes escuros para disfarçar as manchas brancas deve ser evitada, pois pode agravar o problema.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Para o caso, deve-se procurar um médico dermatologista, que fará a avaliação, solicitando, quando necessário, a realização de exames laboratoriais para confirmar a presença de fungos e indicar o tipo de tratamento adequado.

Airton dos Santos Gon, médico dermatologista


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo