Se você é uma pessoa ansiosa, deve passar mal quando alguém te fala para 'ficar calmo'. Isso se torna algo irritante por um simples motivo: permanecer em estado de calma ou ficar dessa forma não é uma questão de escolha.
Mas nem tudo está perdido. De acordo com uma experiência científica feita por pesquisadores de Harvard, em 2014, é possível reverter este quadro por meio de uma simples mudança linguística. Vamos tomar uma apresentação de palestra como exemplo.
Digamos que você está prestes a se apresentar para uma plateia de 300 pessoas, mesmo que seja um tema que você domine, você fica nervoso, suando frio e trêmulo? E especialmente na hora de começar a falar seu coração sobe até a gargante e você fala fino, passando insegurança aos ouvintes.
O que ajudaria a melhorar esse quadro de ansiedade nervosa é a troca de uma simples palavra. Deixar de usar a palavra 'ansiedade' e trocá-la por 'empolgação', faz com que o seu cérebro pense que está tudo bem.
A explicação é a seguinte: se você usa 'ansiedade', seu cérebro desencadeia sentimentos de medo, tensão e nervosismo. Se usa a palavra 'empolgação' você fica mais otimista, confiante e feliz. Dessa forma, a ansiedade diminui e a autoconfiança aumenta.
(com informações do site MegaCurioso)