Sinto dores nas gengivas ao escovar os dentes ou tomar sorvete. Como solucionar o problema?
A sensibilidade e dor nas gengivas podem ser causadas por vários fatores. Mas como não há reclamação de sangramento, o mais provável é que se trate de um caso de retração gengival. Este problema é comum e atinge cerca de 30% da população jovem - entre 20 e 40 anos de idade.
Uma das funções da gengiva é cobrir e proteger a dentina, parte superior do dente. O uso de escovas muito duras, excesso de força durante a escovação e o bruxismo - ranger ou apertar os dentes durante o sono - estão entre as causas principais do problema. Sem a proteção da gengiva acontece um desequilíbrio de líquido (desidratação) dentro dos tubos dentinários, aumentando a sensibilidade no local.
Uma vez estabelecida, a retração pode ser atenuada por meio de restauração, aplicação de raios laser, produtos que reduzem a sensibilidade e até de cirurgia.
Este tipo de problema costuma ser cíclico, e pesquisas mostram que 40% das pessoas conseguem conviver com ele usando cremes dentários específicos e evitando refrigerantes, gelados, bebidas muito quentes e frutas cítricas durante as crises.
De qualquer forma, o primeiro passo é procurar o seu dentista e fazer uma avaliação. Só assim é possível ter um diagnóstico preciso e definir o tratamento mais adequado.
Denise Campos Aquino, dentista especializada em periodontia