Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Descubra

Síndrome do olho preguiçoso atinge crianças; entenda

Sua Saúde - Folha de Londrina
14 nov 2013 às 16:03

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A ambliopia, popularmente conhecida como olho preguiçoso, ocorre quando um dos olhos não desenvolve a visão, ou seja, quando o cérebro não aprende a enxergar com um dos olhos, por não ter sido estimulado no momento certo. Afeta 1 a 2% da população, sendo uma das principais causas de baixa visão nas crianças. É um problema sério e que pode passar despercebido pela criança ou pelos pais.

Dentre as causas mais frequentes estão os estrabismos, as anisometropias (grandes diferenças de grau entre os olhos), os nistagmos (movimentos involuntários de oscilação dos olhos), o não tratamento de doenças que diminuem a transparência dos meios oculares, como cataratas, entre outras.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O diagnóstico é realizado durante consulta oftalmológica com a constatação de uma acuidade visual baixa, principalmente comparando-a com a do olho oposto. Como um olho funciona melhor que o outro, o cérebro da criança usa o olho de melhor visão e ''esquece'' de desenvolver o outro olho. Caso não seja tratado, com óculos, oclusão do olho bom etc, até os 6-8 anos de idade, esse olho nunca mais terá uma boa visão, impedindo a criança de exercer certas profissões/atividades que exijam visão binocular (visão tridimensional).

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


É aconselhável que os pais realizem o primeiro exame (teste do olhinho) ao nascimento e um exame de acuidade visual antes dos 3-4 anos de idade, quando ainda é possível fazer o tratamento com sucesso. Os olhos de uma criança são as janelas para o mundo. Cuidar da visão desde cedo é fundamental para seu desenvolvimento. É muito importante a ajuda dos pais e dos professores para reconhecer um problema ocular em uma criança, pois elas, geralmente, não reclamam.

Erika Hoyama - Oftalmologista (Londrina)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo