Tire suas Dúvidas

Saladas bem temperadas fazem mal à saúde?

04 nov 2009 às 11:06

Nutricionistas e médicos nos orientam a consumir legumes e verduras. Mas quando a salada vem com pedaços de queijo, encharcadas de óleo vegetal, continua sendo uma boa opção?


Existem alimentos chamados funcionais, que possuem substâncias com propriedades antioxidantes, responsáveis por combaterem a formação dos radicais livres. Os radicais livres fazem parte de nossa vida, mas, em excesso, podem ser prejudiciais, podem comprometer o organismo, provocar a destruição celular, acelerar o envelhecimento e iniciar diversas patologias. Atualmente, existe um amplo estudo a respeito dos alimentos chamados funcionais. Entre alguns exemplos estão os vegetais, legumes (couve, couve-flor, repolho, brócolis) e o azeite.


Em relação às saladas, o ideal é combinar vários vegetais, utilizar azeite, ervas (hortelã, orégano, manjericão) e limão como temperos, e deixar seu prato bem colorido (o que indica estar rico em vitaminas e sais minerais). Você também pode optar em usar molhos como mostarda, iogurte, vinagrete, além de frutas em sua salada.


Os vegetais crus são mais ricos em antioxidantes, porém promovem maior formação de gases. Quando for cozinhá-los, retire-os da água quente e jogue-os na água gelada, pois este processo interrompe o cozimento e preserva os nutrientes.


Compre sempre vegetais da época, lave-os bem, prepare e tempere no momento em que for consumir e prefira azeite extra virgem. Não é necessário colocar grande quantidade, utilize somente uma pequena quantidade, os vegetais não podem parecer oleosos. Em relação aos queijos, prefira os queijos magros como frescal, ricota, cottage e tofu. Evite queijos amarelos, são muito calóricos e podem promover o aumento do colesterol.

Gisele Guarino Centenaro, nutricionista e terapeuta corporal


Continue lendo