Se você já teve, ou conhece alguém com queimaduras com bolhas na pele e não sabe como conseguiu a proeza fique atento, isso pode te sido causado por um potó.
Os potós, espécies do gênero Paederus, são besouros da família Staphylinidae. Por ser muito pequeno, com corpo alongado, muita gente o trata como formiga, mas não é.
Muito comuns em períodos de chuva, os potós são besourinhos perigosos que podem causar o maior estrago na pele. Por serem atraídos pelo calor, normalmente procuram dobras do nosso corpo como no pescoço, junções dos braços e das pernas. Podem também serem vistos próximos a lâmpadas elétricas em busca de um local quentinho.
Esses bichinhos possuem glândulas pigidiais no abdome que secretam uma substância com propriedades cáusticas e vesicantes (causadora de vesícula) para a pele. O ataque dos potós causa uma queimadura do tipo química que resultam em eritema, coceira, bolhas e ulcerações.
O tratamento é bastante "rebelde" que demora mesmo para melhorar. A lesão causada pelo Paederus é conhecida como Dermatite purulenta. Quando perceber que o potó passou pela sua pele, lave o local, pois pode ser que ele tenha expelido a substância caustica, e a água pode diluir a substância amenizando a lesão.
(com informações do site Diário de Biologia)