É difícil acordar com olheiras, passando a noite em batalha com crianças. Dormirmos pouco e afetamos o desenvolvimento do corpo; e é durante o sono que o hormônio do crescimento é liberado.
É importante manter a rotina: a criança deve saber que, após jantar, colocar o pijama e escovar dentes é hora de ir para cama. É saudável dormir sempre na mesma hora e importante no desenvolvimento emocional. Os pais têm papel fundamental: apague as luzes da casa e, se ficarem acordados, a TV deve ficar num som baixo. Evite atividades físicas e brincadeiras agitadas, as crianças ficam ligadas. Muitas crianças gostam de dormir com os pais, mas não funciona. Explique que elas têm seu cantinho.
Ler histórias antes de dormir acalma e aproxima pais e filhos. Uma dica: beije os filhos antes de dormir, isso transmite segurança. No caso de crianças muito ativas, experimente massagear o lóbulo da orelha, pois ajuda a tranquilizar.
Com relação à alimentação, não se deve comer nada gorduroso como sanduíche ou salgadinho que prejudicam a digestão e não permitem sono profundo. Dê preferência a alimentos leves e nada líquido, para controlar o xixi na cama.
O cantinho da criança deve ser mantido em cores claras, com objetos que gosta, para dar sensação de aconchego. Não coloque TV e videogame muito cedo no quarto, atrapalha o sono.
Eliane Marçal - psicóloga clínica e hipnoterapeuta (Londrina)