Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
DISTÚRBIOS DO SONO

Ronco e apnéia têm relação com problemas neurológicos?

Sua Saúde-Folha de Londrina
31 jul 2009 às 09:22

Compartilhar notícia

Existe uma patologia neurológica que é conhecida como ''apnéia obstrutiva do sono'', cuja característica principal é o ronco. - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Antes de comentarmos a questão é importante definir que o termo apnéia significa ''parada da respiração''. O ronco - conhecido por todos, é oriundo das vibrações das estruturas do palato, esôfago, faringe e laringe. Existe uma patologia neurológica que é conhecida como ''apnéia obstrutiva do sono'', cuja característica principal é o ronco. Nestes casos, há períodos de apnéia e despertares noturnos sucessivos, que culminam num sono não reparador, além de sonolência durante o dia. É mais comum em homens e tende a aumentar com a idade.

Outras situações que podem surgir com as apnéias são a hipertensão arterial, cansaço, declínio de memória, depressão, transtorno de ansiedade, cefaléia matutina, redução da libido ou impotência sexual, e até isquemia (diminuição da irrigação sanguínea) cerebral. Temos conhecimento de que alguns casais apresentam problemas de relacionamento devido ao ronco de um de seus cônjuges.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dentre as causas mais comuns temos a obesidade com um dos fatores preponderantes. Há causas otorrinolaringológicas (pólipos, desvio de septo, hipertrofia de amídalas, entre outras), rinite e faringite crônicas, patologias cardíacas, neurológicas e odontológicas (uso inadequado de próteses, má oclusão).

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


A avaliação e tratamento são multidisciplinares e envolvem a neurologia, otorrinolaringologia, odontologia, endocrinologia, psiquiatria e outros.

Publicidade


Inicialmente, para que haja uma investigação e diagnóstico preciso é indicado o exame chamado polissonografia em laboratório apropriado (laboratório do sono). A partir desta avaliação é possível estabelecer parâmetros para uma melhor condução do caso.


O tratamento inclui desde a perda de peso, uso de aparelhos odontológicos apropriados, máscara de oxigênio e até procedimentos cirúrgicos.

Lucio Baena Melo, neurologista


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo