Podemos considerar como repelentes todos os métodos utilizados para afastar insetos e evitar suas picadas. Podem ser físicos (telas, mosquiteiros, aparelhos eletrônicos) ou químicos (ambientais ou tópicos).
Os mais utilizados são os químicos, de aplicação direta na pele, sendo o composto mais comum a substância dietiltoluamida (DEET). Tal repelente é considerado seguro e eficaz desde que observados alguns cuidados na sua utilização.
Não se deve usar em crianças abaixo de dois anos de idade e em grávidas. Em crianças de dois a 12 anos pode ser usado em concentrações de até 10%. Além disso, recomendamos no máximo três aplicações ao dia, não aplicá-lo nas regiões da pele cobertas por roupas, em locais de pele irritada ou lesionada, nos olhos, boca e narinas.
Se utilizado em excesso ou de maneira inadequada, pode provocar irritação na pele, e eventualmente pode desencadear reações alérgicas em pessoas sensíveis ao produto. Mais raramente, se utilizado de maneira errada ou se ingerido em grande quantidade, pode provocar sintomas neurológicos, diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos.
O tempo de proteção do DEET varia de acordo com a sua concentração, durando menos de duas horas em concentração de 10% e até seis horas acima de 30%. No Brasil, os repelentes químicos mais conhecidos contêm DEET na concentração de 10%.
Andrei Nonino - dermotologista (Londrina)