Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Alerta

Refrigerante pode desgastar os dentes?

Sua saúde - Folha de Londrina
11 out 2011 às 18:28

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

São dois problemas distintos. O desgaste de dentes causado pela alimentação é comum. O relato do paciente é de que seus dentes estão se desgastando e ele busca uma correção para o problema. Esse desgaste se chama erosão dental.

Embora haja outras causas para esse desgaste, como problemas estomacais e bulimia, o consumo de alimentos ácidos é o principal vilão. Dentre eles, o ''vilão-mor'': os refrigerantes, cujo consumo na sociedade atual é intenso. Como consequência, o desgaste nos dentes é muito frequente, mesmo em pessoas bastante jovens. Mas não são apenas os refrigerantes. Todo alimento ou bebida ácida contribui para a erosão dental. Como exemplos estão os sucos cítricos, energéticos e excesso de limão na salada. Portanto, a correção do hábito não está em substituir refrigerante por suco. Talvez o ideal seja inserir no hábito o uso de água.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quando os problemas de desgaste chegam a comprometer o funcionamento e a estética dos dentes, a correção deve ser feita por um profissional através de restaurações e instruções ao paciente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


O segundo problema refere-se a produtos que mancham dentes. O assunto é muito extenso, mas em poucas palavras pode-se dizer que todo produto fortemente corado mancha dentes ao longo do tempo. Entre eles,s refrigerantes à base de cola, café, vinho tinto, beterraba, molho de soja, além do tabaco. O tratamento de clareamento resolve a grande maioria dos casos. Deve ser feito por um dentista e nunca por produtos vendidos em sites ou supermercados que podem trazer problemas ao invés de solucioná-los.


O importante não é radicalizar e parar o consumo (com exceção do tabaco), mas sim racionalizar o uso, diminuindo a frequência ou substituindo por produtos incolores (ex. água). Outra dica é fazer bochecho com água após o uso para que esses alimentos corados não fiquem muito tempo em contato com os dentes.

Georges Garcia - especialista e mestre em dentística (Londrina)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo