O uso prolongado e repetido de qualquer órgão pode levar a lesões ou alterações. Já existe um problema chamado de Síndrome Visual Relacionada a Computadores, que consistiria de cansaço, ardor, dor, sensação de areia, olho vermelho e turvação da visão. Tudo isso é justificável por estarmos mantendo a atenção fixa na tela, diminuindo o ritmo do piscar, que espalha a lágrima e lubrifica a córnea. Não é incomum observar se o indivíduo, após algumas horas diante do computador, assumir um ar meio ''zumbi''.
A ergonomia também deve ser considerada, com base na idade e condição visual do indivíduo. Por exemplo: se o usuário tem mais de 40 anos e usa multifocais, a visão nítida do monitor só seria possível se ele jogasse a cabeça para trás, de forma a usar a porção inferior da lente dos óculos, onde está o foco para meia distância e para perto.
O ideal é procurar a melhor posição e alternar períodos de trabalho com períodos de alongamento ou uma breve caminhada no escritório. Outra sugestão é o uso de colírios lubrificantes ou umectantes (mas sem drogas vasoconstritoras), pois em ambientes com ar-condicionado o ar é mais seco.
Mauro Rabinovitch, oftalmologista