Tire suas Dúvidas

Que cuidados tomar para evitar lesões na corrida?

21 jun 2010 às 19:07

O joelho contém estruturas como os meniscos, o líquido sinovial e a cartilagem, que o protegem durante uma atividade física de impacto como a corrida ou a caminhada, por exemplo.

Mas a corrida praticada em demasia, sem acompanhamento ou condicionamento prévio, pode ser prejudicial, assim como uma lesão preexistente pode ser agravada, levando a uma lesão mais séria.


Durante a caminhada ou trote, o joelho recebe uma carga entre quatro a seis vezes a do peso corporal e, com a obesidade, os problemas podem se agravar, pois a cada quilo acima do peso ideal as chances de ter uma artrose podem ser de até 32%.


Já o tornozelo é uma estrutura perfeita, um amortecedor perfeito para receber todo o impacto durante uma corrida, mas é necessário uma avaliação prévia, pois uma alteração na postura do tornozelo ou do pé, como o pé plano (pé chato), pé cavo ou pés tortos pode ocasionar uma lesão da cartilagem ou processos inflamatórios, como a fasceíte ou esporão.


Contudo, a atividade física deve ser sempre praticada em qualquer faixa etária e por qualquer pessoa. Seja corrida, caminhada ou academia praticada de três a quatro vezes por semana, de 30 a 60 minutos, é o recomendado para a manutenção do corpo saudável.


Então, seguindo as orientações, e fazendo uma avaliação prévia com um especialista, esta atividade se tornará a melhor maneira de ter uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

Rodolfo Parreira, fisioterapeuta


Continue lendo