Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Olho no bafômetro

Quanto tempo o corpo demora para absorver o álcool?

Sua Saúde - Folha de Londrina
02 ago 2010 às 19:06

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Após a ingestão de uma bebida alcoólica, o tempo em que o álcool ficará circulando no sangue dependerá de algumas variáveis: tipo de bebida (cerveja, vinho, destilado), quantidade, tempo de ingestão (se ingeriu a bebida de forma rápida ou lentamente), peso da pessoa, sexo e existência de problemas de saúde (principalmente doenças no fígado).

O tempo de absorção do álcool também dependerá da presença ou não de alimentos no estômago. Assim, uma mesma quantidade de bebida alcoólica ingerida, por exemplo, por uma mulher magra, após a refeição, levará a níveis sanguíneos diferentes se esta mesma quantidade for ingerida por um homem de 70 kg, em jejum.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Não existe uma fórmula única que indique com precisão níveis de alcoolemia e velocidade de eliminação do álcool do organismo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


De maneira geral, em um homem de 70 kg, que toma uma lata de cerveja, ou um copo de vinho, ou uma dose de aguardente, os níveis sanguíneos de álcool vão se elevando de 15 minutos até 1 hora, quando atingirão o pico máximo. Seu organismo vai demorar mais uma hora para eliminar esta quantidade de apenas uma dose de bebida.

Publicidade


Assim, esta pessoa deveria esperar no mínimo duas horas antes de dirigir. Quantidades maiores, consequentemente, levam a maiores níveis de álcool no sangue, com necessidade de maior tempo para ser eliminado.


Se o indivíduo tomar duas latas de cerveja ou duas taças de vinho, deverá esperar de quatro até sete horas para dirigir. O organismo tem uma velocidade de eliminação do álcool também variável, mas em média é de 0,10 g/L por hora.


Estados severos de embriaguez podem corresponder a quantidades de álcool no sangue que necessitem de 10 a 12 horas para ser eliminadas. Principalmente se a pessoa já apresentar algum grau de dano hepático, quando a eliminação do álcool ingerido será ainda mais lenta.

Pedro Humberto Perin Leite, especialista em gastroenterologia


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo