O aparelho auditivo ou AASI (Aparelho de Amplificação Sonora Individual) é um equipamento aumenta o som conforme a perda auditiva do paciente. Consiste basicamente de um microfone, um processador, um amplificador e um auto-falante. É indicado em casos de perdas auditivas e zumbido. Nem toda a perda auditiva irá se beneficiar com o aparelho, por isso é importante passar com um otorrinolaringologista.
Não existe uma idade mínima para o uso desses aparelhos. Quanto menor a idade de adaptação do aparelho, melhor será o desenvolvimento auditivo, por isso da importância do diagnóstico precoce e do teste da orelhinha ao nascer.
Existem vários modelos de aparelhos auditivos. Existem os Retro-Auriculares, aqueles que ficam atrás da orelha, o intra-canal e o micro-canal que ficam dentro do canal do ouvido. A adapatação pode ser do tipo aberto ou fechado, pode ser analógico ou digital. O modelo é recomendado conforme o tipo e grau da perda da audição, da idade do paciente, da necessidade (para conversar apenas com os netos ou para conversar em reuniões ou telefones), da questão estética, etc.
Os aparelhos podem variar de R$ 1,5 mil a R$ 10 mil e nem sempre o mais caro será o melhor para certos tipos de perdas auditivas, e nem sempre o mais barato irá suprir as necessidades do paciente.
Basicamente, os exames que determinam se uma pessoa deve usar o aparelho são uma audiometria e uma impedânciometria. Outros exames complementares poderão ser solicitados conforme o médico achar necessário.
Lucio Takemoto - otorrinolaringologista (Londrina)