A varicela, popularmente conhecida como catapora, é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada por um vírus chamado varicela-zoster.
No início da doença os sintomas são febre, mal-estar, perda de apetite e dor de cabeça. As lesões são muito características (pápulas avermelhadas, vesículas e crostas), aparecem no tronco e na cabeça, e depois se disseminam por todo o corpo, sendo altamente pruriginosas (causam coceira).
Nos adultos, os sintomas são mais sérios e a doença é mais perigosa, assim como nos indivíduos com baixa resistência (imunodeprimidos).
A prevenção é feita com o uso da vacina específica contra a varicela. A primeira dose deve ser feita no 1º ano de vida (com 12 meses), e a 2 dose após três meses. A vacina contra a varicela ainda não está disponível nos serviços públicos de saúde, mas somente nas clínicas particulares.
Após a cura, o vírus da varicela fica latente no organismo da pessoa e pode, a qualquer momento, ser reativado, originando o Herpes-zoster, popularmente conhecido como ''cobreiro''.
Joaquim Celso Guimarães, médico infectologista