A catarata é a opacificação do cristalino que é uma lente natural do olho, responsável pela focalização da imagem na retina. A cirurgia da catarata é uma das cirurgias mais realizadas em toda medicina, muito delicada, porém devido a grande frequência de cirurgias e a evolução da medicina, as complicações são cada vez menos frequentes.
Os sintomas iniciais da catarata são: visão embaçada, principalmente ao dirigir à noite e contra o sol, além da dificuldade de leitura. A indicação cirúrgica se baseia nas restrições das atividades do paciente que apresenta a doença. Pessoas mais ativas tendem a necessitar da cirurgia mais precoce e naquelas menos ativas pode se postergar a cirurgia, ou seja, se opera baseado na sintomatologia do paciente. Apesar de ser um procedimento ''simples'', demanda alta tecnologia e treinamento específico.
Antigamente, o cristalino era substituído por óculos muito espessos e atualmente ele é substituído por lentes intra-oculares que estão cada vez mais modernas. A incisão também diminuiu, sendo realizada por um pequeno corte, o que propicia uma recuperação visual mais rápida. Desta maneira, o paciente volta rapidamente as suas atividades normais.
A cirurgia da catarata, apesar de ter riscos, propicia grandes benefícios ao paciente, com índices de complicações que são cada vez mais baixos.
Marcelo Casella, oftalmologista