A preocupação com o peso das mochilas escolares é um fato antigo que leva muitas mães a procurar consulta médica mesmo quando ainda não existem sintomas por parte da criança.
Isso porque tem se obrigado que crianças carreguem muitos livros e cadernos todos os dias, o que poderia ser evitado com a melhor programação por parte das escolas.
Em geral, o recomendado é que as mochilas pesem até 10% do peso do corpo da pessoa, e que a mochila tenha duas tiras (uma para cada ombro), além de mais um apoio (cinta) abdominal para melhor distribuir este peso.
O excesso de peso pode causar problemas de coluna, sim, com sobrecarga da coluna lombar, levando à dor e até problemas mais graves como escorregamento das vértebras (espondilolistese).
É preciso lembrar ainda que a coluna da criança está em formação e deve ser protegida de sobrecargas para evitar futuros problemas.
Porém, não é só o peso que causa problemas. Existem mochilas com apenas uma alça, ou sem cinta abdominal, ou crianças que carregam a mochila em apenas um ombro. Isso também pode trazer problemas de postura e sobrecarga desigual na coluna, trazendo problemas futuros.
Portanto, devemos sempre observar estes detalhes para preservar a saúde e a postura das crianças e, se necessário, discutir este problema na escola.
Marcus Vinicius Danieli, ortopedista