Tire suas Dúvidas

Qual é o melhor tipo de adoçante?

01 out 2009 às 10:06

Adoçantes dietéticos conferem doçura sem ter sacarose (açúcar da cana) na composição, uma vez que são elaborados para pessoas com restrição de carboidratos simples.

Os adoçantes podem ser classificados como nutritivos e não-nutritivos. Os nutritivos fornecem energia e textura aos alimentos e geralmente contêm valor calórico semelhante ao açúcar. São utilizados em quantidades maiores em relação aos não nutritivos. Exemplo: frutose, sorbitol, aspartame, sacarose, glicose.


Os não-nutritivos fornecem doçura acentuada, não contêm calorias e são usados em quantidades muito pequenas. Exemplo: sacarina, ciclamato, acessulfame K, sucralose e esteviosídeo.


Cada produto deve ser indicado de acordo com as necessidades individuais e avaliação do médico ou nutricionista. Alguns adoçantes devem ser evitados por pessoas portadoras de patologias específicas. Exemplos: acessulfame K (não indicado para portadores de deficiências renais), aspartame (deve ser evitado por portadores de fenilcetonúria), ciclamato e sacarina (ruim para portadores de hipertensão) e frutose, que deve ser evitado por pessoas com alteração de triglicerídios.

Débora Pracanica, nutricionista do Hospital Albert Einstein (São Paulo)


Continue lendo