Muitas vezes chamamos um simples resfriado de gripe, mas são doenças diferentes. Ambas são afecções causadas por vírus e transmitidas de pessoa para pessoa por meio da tosse, espirros e secreções. Se você leva a mão ao nariz, o vírus permanece na sua mão. Daí se você cumprimenta uma pessoa, e ela coça os olhos ou o nariz, vai contrair a gripe ou resfriado.
O resfriado comum é causado por vírus que têm a capacidade de mudar constantemente suas características, desta forma tornando impossível adquirir imunidade.
Os vírus causadores em adultos são o adenovírus, o rinovírus e o parainfluenza. Caracteriza-se por febre baixa, coriza, congestão nasal e irritação da garganta, e não costuma durar mais que três ou cinco dias.
A gripe é causada pelo vírus influenza, que é altamente contagioso. A instalação é abrupta e intensa, com febre, calafrios, dor muscular, e frequentemente mantém o indivíduo acamado. Tem um padrão de epidemia e não esporádico. É uma doença mais grave e pode persistir por até três semanas, facilitando o aparecimento de complicações.
Existem medicamentos antivirais para o tratamento da gripe que devem ser administrados até 72h após o início do quadro clínico, necessitando de supervisão médica; mas não substituem a vacinação.
Recomendações para gripes e resfriados:
- limite seu contato com pessoas resfriadas;
- não toque em objetos manuseados por essas pessoas;
- evite levar as mãos ao nariz, aos olhos e à boca;
- para assoar o nariz, use lenço descartável, e jogue-os em local apropriado;
- lave as mãos frequentemente;
- mantenha a umidade do ar dos ambientes em nível adequado;
- beba líquidos.
Se a febre persistir mais do que cinco dias, e houver aparecimento de hematomas, manchas vermelhas, confusão mental, falta de ar, ou os sintomas piorarem rapidamente, será necessário buscar ajuda médica.
Janne Stella Takahara, pneumologista