Tire suas Dúvidas

Qual a importância do sono para crianças e adultos?

03 set 2009 às 21:29

Muito se tem perguntado a respeito do que é o sono e qual sua função para a saúde. Alguns estudiosos definem que o sono é uma perda de consciência natural e repetida, de causa desconhecida. Outros - esta é a tendência mais aceita - preferem dizer que o sono é uma fase de restauração de forças, da energia física e mental.

O estudo da fisiologia (funcionamento) do sono tem sido de grande importância na prática médica recente, pois é possível analisar suas diversas fases e detectar anormalidades específicas.


São conhecidos cinco estágios do sono, e em cada um deles há alterações peculiares que definem aquilo que chamamos de ''arquitetura do sono''. Os primeiros quatro estágios do sono são denominados 'sono sem movimentos rápidos dos olhos (non rapid eye moviment - NREM)' e o último estágio é conhecido como 'sono com movimentos rápidos dos olhos', ou sono REM.


O sono REM ocorre geralmente depois dos 60 a 90 minutos do início do sono e repete-se algumas vezes durante a noite (a cada 60 a 90 minutos). Em média, representa 25% do tempo total de sono. Um recém-nascido possui cerca de 50% de seu sono na fase REM. Com o tempo, há redução de sono REM e em torno dos seis anos de idade já é equivalente ao padrão adulto.


A importância desta fase é que nela ocorrem os sonhos. Há um profundo relaxamento da musculatura do corpo e o cérebro se encontra em intensa atividade. É considerado que no sono REM há o processamento e o armazenamento daquilo que foi aprendido durante o dia. Alguns estudiosos dizem que quando há privação do sono REM, pode ocorrer dificuldade de aprendizado e consolidação da memória.


Assim, podemos dizer que, tanto na criança como no adulto, a falta de ''uma boa noite de sono'' pode trazer uma série de dificuldades, inclusive na concentração e no aprendizado.

Lucio B. Melo, neurologista


Continue lendo