Shiatsu é uma palavra de origem japonesa, que significa ''pressão dos dedos''. 'SHI' significa 'dedo' e 'ATSU' quer dizer 'pressão'. O Shiatsu desenvolveu-se no Japão a partir de uma massagem chamada Anmá. É uma técnica que utiliza a pressão do dedo polegar e palma das mãos sobre o trajeto dos meridianos da acupuntura, com o intuito de harmonizar o fluxo de energia do nosso organismo.
Tem o princípio semelhante ao da acupuntura uma vez que trabalha ao longo dos meridianos e pontos utilizados pelo acupunturista. Segundo a Medicina Oriental nosso corpo possui inúmeros canais de energia chamados de meridianos, os quais possuem a função de transportar a energia vital para todo o nosso organismo.
Nesses canais existem os pontos de acupuntura, os quais podem ser trabalhados através das mãos ou das agulhas. Quando esses pontos ficam ''bloqueados'' (devido a uma alimentação desequilibrada, vícios, traumas, stress, problemas psicológicos etc.), a energia não consegue circular harmoniosamente, podendo causar desarmonias ou doenças no organismo.
Por meio da massagem e também da acupuntura a energia pode se harmonizar e se equilibrar, trazendo inúmeros benefícios para o organismo, entre eles estão: melhora dos sistemas imunológico, circulatório, linfático, nervoso e digestivo, relaxamento muscular, alívio de tensões e dores musculares, reequilíbrio energético, revitalização, entre outros.
Gisele G. Centenaro, nutricionista e massoterapeuta