O iogurte é o produto resultante da fermentação do leite e possui importante valor nutricional e terapêutico, podendo ser encontrado em diferentes versões e são divididos em categorias, como naturais e desnatados, fazendo parte tanto da alimentação de pessoas que optam por uma nutrição equilibrada, quanto daquelas que estão de dieta.
Por ser uma excelente fonte de múltiplas vitaminas e minerais, incluindo proteína, cálcio, potássio, fósforo, vitaminas B6 e B12, riboflavina, acido fólico e niacina e em virtude da presença de fermentos lácteos o iogurte é responsável por diversos benefícios a saúde. É um alimento facilmente digerido no organismo, pois parte de seus principais componentes nutricionais já são ''quebrados'' no processo de fermentação. Os iogurtes com bactérias (microorganismos vivos) que ajudam a regular o intestino são alguns dos mais populares e podem estimular o sistema imune e também matar bactérias nocivas.
Estudos indicam o iogurte para a prevenção de doenças coronárias, redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e prisão de ventre. Além disso, podem prevenir o aparecimento de diarreia e desinteria, especialmente em crianças. Também ajudam a prevenir o câncer de colón interrompendo os agentes químicos nocivos que se transformam em agentes carcinogênicos. E como uma fonte vital de cálcio, o iogurte previne também a osteoporose.
O iogurte também é indicado às pessoas lacto-intolerantes. Os microorganismos vivos presentes no iogurte produzem a lactase e ajudam a quebrar a lactose. Outro benefício para as pessoas lacto-intolerantes é que o iogurte pode fornecer o cálcio necessário presente normalmente no leite.
Michele Trindade - nutricionista