Enquanto algumas pessoas têm facilidade para perder peso, outras sofrem para alcançar o mesmo objetivo. Há também quem coma muito e não engorde, enquanto para outras um deslize na dieta já resulta em quilos a mais na balança. Isto pode ser explicado pelo funcionamento do metabolismo, que é distinto em cada pessoa.
O metabolismo é o conjunto de todas as reações químicas que ocorrem nas células. Existem dois processos, o anabolismo (responsável pela produção de matéria orgânica para obtenção de energia) e o catabolismo (responsável pela quebra dessas substâncias). Quando o catabolismo é maior que o anabolismo, o organismo perde peso, o que pode acontecer em períodos de dieta ou doença. Já se o anabolismo superar o catabolismo, há o aumento de peso.
A mudança constante de peso pode acarretar problemas sérios de saúde. Alguns estudos mostram que o ‘efeito-sanfona’ pode aumentar a chance de desenvolver a síndrome metabólica – obesidade abdominal, diabetes, hipertensão, redução do colesterol bom e aumento de triglicerídeos. A síndrome metabólica é um sério fator de risco para as doenças cardiovasculares. Para acelerar o metabolismo, perder peso e mantê-lo, as maneiras mais simples são por meio da prática regular e diária de atividade física e pela alimentação balanceada, dividida em várias pequenas porções ao dia. Em casos extremos, quando o excesso de peso compromete a saúde, alguns medicamentos podem ser indicados.
André Vianna, endocrinologista