Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
VITILIGO

Quais são as causas e o tratamento para o vitiligo?

Sua Saúde - Folha de Londrina
21 jan 2010 às 19:32

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quais são as causas e o tratamento para o vitiligo? O caso do cantor Michael Jackson ficou conhecido mundialmente. Que tipo de tratamento foi feito?

O vitiligo caracteriza-se pela diminuição ou falta de melanina em certas áreas do corpo, gerando manchas brancas nos locais afetados. As lesões não são contagiosas e atingem principalmente os genitais, cotovelos, joelhos, face, axilas, mãos e pés. Incide em 1% a 2% da população mundial, e havendo ocorrência familiar, em 20% a 30% dos casos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Aparecem manchas brancas, geralmente simétricas e bem delimitadas. Não há como prever o aparecimento e a evolução da doença. Quando o vitiligo manifesta-se em áreas pilosas, ocorre a descoloração dos pêlos. Apesar dos danos estéticos, é assintomático e não causa nenhum prejuízo à saúde, em geral.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


O diagnóstico pode ser confirmado pelo exame físico, associado à biópsia, se necessário. Algumas manchas brancas podem ser provocadas pelo sol, ressecamento da pele ou por micoses, não constituindo lesões de vitiligo.

Publicidade


Não existe uma causa definida para o aparecimento da doença, apesar da existência de várias teorias.


Tratamento

Publicidade


A fotoproteção é muito importante, pois as lesões de vitiligo queimam facilmente com a exposição solar. Além disso, a queimadura solar pode agravar o quadro. Os tratamentos convencionais são longos e geralmente envolvem a aplicação de cremes à base de corticóides, imunomoduladores e/ou a fototerapia (exposição ao sol com uso de substâncias chamadas psoralênicos).


Outra opção é o auto-enxerto, que é a implantação de um fragmento da pele normal do próprio paciente em áreas com vitiligo e, mais recentemente, a cultura de melanócitos, na qual se retira um pequeno fragmento de pele saudável, de onde individualizam-se os melanócitos, que são levados para o cultivo em laboratório. As áreas a serem tratadas são anestesiadas e após a dermoabrasão (raspagem) ser realizada, as células são implantadas.

Publicidade


Em casos resistentes aos tratamentos, pode ser utilizada uma camuflagem cosmética e quando o processo afeta mais de 50% do corpo, existe a possibilidade de despigmentação completa da pele, com creme de monobenzil éter de hidroquinona, prática utilizada pelo cantor Michael Jackson.


É importante levar em conta o estado emocional do paciente, recomendando que faça um acompanhamento psicológico, visto que fatores estressantes podem agravar o aparecimento e a evolução das lesões.

Leandro Neme, dermatologista


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo