A artrose ou osteoartrose é uma doença degenerativa progressiva das articulações. Ela atinge principalmente as cartilagens dos joelhos, mãos, quadris e coluna.
A degeneração da cartilagem na artrose ocorre geralmente pelo envelhecimento da mesma: a articulação vai ''gastando'' ao longo dos anos, até o momento que os ossos passam a entrar em contato direto um com outro, fazendo com que o atrito dos movimentos também ocasione lesão óssea. Portanto, quanto mais sobrecarregadas forem as articulações ao longo da vida, mais cedo ela se manifesta. Este processo de destruição da cartilagem, e posteriormente dos ossos, causa limitação da articulação afetada, uma vez que qualquer movimento torna-se muito doloroso.
Além da idade, outros fatores contribuem para o aparecimento das artroses como a genética, obesidade, diabetes e hipotireoidismo. Uma vez destruída, a cartilagem não se regenera. Porém, existem tratamentos para aliviar os sintomas e conter o seu avanço.
Para retardar e diminuir a progressão degenerativa existem medicamentos como os condroprotetores, que devem ser utilizados por tempo prolongado para garantir a proteção da articulação. Outro tratamento é a viscossuplementação, que são injeções intra-articulares de ácido hialurônico, que é o mesmo componente que já existe no líquido sinovial de uma articulação saudável. Ela também alivia os sintomas, inibe a degeneração da cartilagem articular, pela estimulação química dos condrócitos e pela lavagem da articulação com radicais livres.
Marco Makoto - ortopedista (Londrina)