Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
CIGARRO

Quais os prejuízos para a saúde do fumante passivo?

Sua Saúde-Folha de Londrina
11 ago 2009 às 22:26

Compartilhar notícia

Estudos recentes têm vinculado o tabagismo passivo com o aumento de incidência de câncer nas mais variadas áreas. - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O tema ''fumante passivo'' está muito presente nos dias atuais, seja pelas novas descobertas acerca deste tema, seja pela polêmica que envolve os fumantes, que sentem-se cada vez mais discriminados.

Mas, realmente, existem inúmeros malefícios para a pessoa que convive constantemente com a fumaça do cigarro, e entre as principais estão: crises de tosse, rinite e asma em pessoas mais sensíveis. O mau cheiro da fumaça de cigarro também é um grande inconveniente, que é facilmente perceptível para quem não fuma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Estudos recentes têm vinculado o tabagismo passivo com o aumento de incidência de câncer nas mais variadas áreas. Para se ter uma idéia da magnitude do problema, estima-se que se existir uma pessoa fumante em um ambiente fechado, de cerca de 20 metros quadrados, esta polui o ambiente o equivalente a um motor a diesel, dos mais modernos em funcionamento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


A intensidade de exposição do fumante passivo depende também do tempo de convívio com a fumaça do cigarro, da área do ambiente e se existe ou não mecanismos de exaustão e ventilação adequados. Mas em um ambiente comum, um quarto de casal, por exemplo, a cada quatro cigarros que um fumante consome, a fumaça equivalente a um cigarro é consumida pelo fumante passivo, sem o filtro.

Publicidade


Sem dúvida, todas as pessoas são prejudicadas pelo fumante passivo, mas as crianças, principalmente, são as mais atingidas, sendo as crises alérgicas respiratórias, bronquiolites e pneumonias de repetição as principais consequências para elas.


Atualmente, medidas eficazes estão sendo implantadas pelo governo para delimitar o uso do tabaco em áreas isoladas, e muitos fumantes entendem isso como uma segregação, mas na verdade, face à luz da ciência atual, nada mais é do que proteger o direito da maioria que não fuma de respirar um ar menos contaminado e de ter uma vida mais saudável.

Guilherme Pessoa Fazolo, pneumologista


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo