O método Pilates tem como base os princípios criados por Joseph H. Pilates e associa a eles os conceitos de outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor. Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o pilates, através dos seus exercícios, fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações.
A atividade é feita com movimentos fluentes, sem pressa e com muito controle para evitar estresse. Além disso, o alinhamento postural é verificado e estimulado em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.
No pilates, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito e saudável. As aulas são montadas com exercícios suaves e eficazes com poucas repetições de cada movimento e grande repertório de exercícios. Cada aula é única para evitar a monotonia e estimular a prática. No pilates não há desgaste físico e os resultados são rápidos.
Há vários benefícios conquistados como: aumento da resistência física e mental; alongamento e maior controle corporal; correção postural; aumento da flexibilidade, tônus e força muscular; alívio das tensões, estresse e dores crônicas; melhora da coordenação motora; maior mobilidade das articulações; estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue; facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas; fortalecimento dos órgãos internos; aumento da concentração; relaxamento.
O risco de lesões nas aulas é quase zero. Qualquer pessoa pode participar das aulas, mesmo quem nunca se dedicou à atividade física, homens, mulheres, adolescentes.
Larissa Gregório, fisioterapeuta