Ao vizualizar em fotografias reflexo branco na pupila, principalmente em um dos olhos de crianças, é preciso que esta criança seja encaminhada para um exame oftalmológico, uma vez que pode significar a presença de alguma doença que mais frequentemente é a catarata congênita ou o tumor chamado de retinoblastoma. Este é o tumor ocular mais comum em crianças, de ambos os sexos, e tem incidência de 1 a cada 20 mil recém-nascidos.
O retinoblastoma é um tipo de câncer infantil que aparece com frequência antes dos sete anos, sendo que em 75% dos casos ocorre entre os três e cinco anos. Na maioria das vezes o tumor ocorre em apenas um dos olhos, mas existem exceções.
Quanto mais precoce for o diagnóstico e o tratamento adequado, maiores são as chances de preservação da visão por meio da cura. Nos casos de crianças cuja família tem histórico da doença, estas devem ser examinadas pelo oftalmologista logo após o nascimento.
A Associação Internacional para Tratamento e Pesquisa do Câncer - Brasil (INCTR) estima que no país, anualmente, são registrados 400 novos casos, sendo que destes apenas a metade terá diagnóstico precoce que permita a introdução de tratamento com resultados satisfatórios.
Podem ocorrer casos de fotos em que é possível visualizar reflexo vermelho em um olho e branco em outro, sendo apenas resultado de um artefato produzido pela foto, sem que isso signifique a presença de qualquer patologia.
É importante que os pais examinem as fotos de seus filhos, e no caso do aparecimento de reflexo branco no(s) olho(s), ou qualquer outra dúvida, procurem imediatamente um oftalmologista.
Francisco Eugênio Campiolo, oftalmologista