Alimentos enlatados ou em conserva fazem parte da vida da gente. Entretanto, devem ser remanejados e guardados de forma correta para evitar contaminações. O mesmo vale para latas amassadas ou enferrujadas, que devem ser evitadas.
Quando em risco, estes alimentos podem provocar uma doença chamada Botulismo em quem os consome, intoxicação alimentar causada pela bactéria Clostridium botulinum.
Achou o nome familiar? Se lhe passou pela cabeça o nome Toxina Botulínica (Botox), saiba que você está certo. O Botox, substância usada em tratamentos estéticos, foi criado a partir dessa bactéria descoberta na década de 70 e seus sintomas são similares aos provocados pela intoxicação.
Botulismo pode matar
O Clostridium Botulinum contamina os alimentos ainda no solo e se desenvolve quando eles são mal conservados. Geralmente, é encontrado em alimentos em conserva caseira por causa da má higienização.
Porém, embora sejam casos isolados, os alimentos industrializados podem sofrer contaminação pela bactéria. Para identificá-los, observe se as latas ou potes com tampa não estão estufados, cheios de ar.
Quando ingerimos um alimento contaminado, a toxina é absorvida e entra na corrente sanguínea e vai direto para o sistema nervoso, interferindo na comunicação de células nervosas, provocando a paralisação dos músculos.
Dentre os demais sintomas da intoxicação pode ocorrer ainda aversão à luz, visão dupla com dilatação da pupila, vômito, secura na boca e garganta, dificuldade para engolir e falar, constipação intestinal, retenção de urina e paralisia respiratória, podendo levar a morte.
Especialistas explicam que os sintomas podem variar de paciente para paciente, mas assim que forem identificados, deve-se aplicar soro anti-botulínico, favorecendo a recuperação rápida do paciente.
Atenção:
- bebês com menos de um ano de vida não podem ingerir mel. Nesta idade, eles ainda não têm o intestino totalmente formado e como o Clostridium Botulinum está presente nesse alimento, caso o bebê consuma mel, a bactéria irá se desenvolver dentro do intestino, provocando intoxicação;
- por ano no Brasil são registrados cerca de 20 casos de intoxicação em adultos e 250 em crianças;
- podem ocorrer casos de botulismo em animais, como vacas e cavalos.
(com informações do site Espelho Meu)