Estresse, dores de cabeça, insônia, problemas digestivos, dores na coluna, entre outros, são disfunções orgânicas que ocorrem quando nosso organismo está com alguma irregularidade energética.
A acupuntura é uma das técnicas milenares da medicina chinesa que têm conquistado o Ocidente. Assim como a maioria das terapias orientais, a acupuntura busca interagir o corpo e a mente para gerar o equilíbrio físico e mental dos indivíduos. O método pretende restabelecer o equilíbrio da ''energia vital'' que circula pelos canais energéticos do corpo, os chamados meridianos. O terapeuta introduz as agulhas em pontos específicos com o objetivo de dirigir a energia. Todas as pessoas são dotadas destes meridianos, que, estando em harmonia, afastam dores e doenças indesejáveis.
Agindo através dos estímulos das agulhas ou do laser, as sessões aliviam dores e sintomas psicossomáticos. Os estímulos também proporcionam analgesia, ação antiinflamatória e relaxamento muscular.
Muitos desconhecem que a acupuntura pode ser uma forma de prevenir doenças, além de ajudar a melhorar o humor, combater o estresse e manter o organismo saudável. O tratamento reequilibra algumas síndromes energéticas, que seriam o primeiro nível das doenças, que, às vezes, podem não ter sintomas aparentes.
A acupuntura ainda pode ser usada para aumentar a imunidade, fazendo a manutenção da saúde, já que produzir ou manter o equilíbrio energético é uma das maiores aplicações do tratamento. Também é eficaz para restaurar a saúde. O tratamento não tem efeitos colaterais.
Thais Pamplona, acupunturista (Curitiba)