A apendicite é uma inflamação do apêndice, pequena bolsa localizada no início do intestino grosso. A função dessa pequena parte do corpo, que pode ter de 3 a 20 cm de comprimento, foi um mistério durante muito tempo. Mas hoje sabe-se que ele é responsável pela produção dos linfócitos, glóbulos brancos de defesa presentes no sangue. A inflamação acontece pela obstrução do apêndice por diversos motivos. A apendicite acomete normalmente pessoas jovens, começando na adolescência, a partir dos 10 anos, até os 25 anos de idade. Pode afetar tanto homens quanto mulheres.
É um órgão que obstrui com facilidade, e essa obstrução causa uma inflamação, gerando infecção no interior do organismo. Essa obstrução pode ter diversas causas. Pode ser por muco, sementes ingeridas, pedaços de fezes, qualquer coisa que obstrua a entrada do apêndice causa sua inflamação. Como não se tem apenas um motivo, a apendicite pode ser difícil de ser identificada prontamente. Mas o seu tratamento rápido é decisivo para a saúde e evita outras complicações.
Isso porque, com a entrada do apêndice obstruído, a inflamação pode aumentar o tamanho do órgão, e caso ele se rompa, a infecção se espalha para outros órgãos do corpo.
Alguns sintomas da apendicite são fortes dores na região inferior direita do abdômen, na altura do umbigo onde se localiza o apêndice, principalmente em movimentos súbitos como tosse ou espirro, febre, vômitos, perda de apetite, constipação intestinal e calafrios. Exames médicos e de laboratório podem constatar o problema, resolvido com cirurgia.
Ministério da Saúde