Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Conheça os sintomas

Quais as causas da anemia?

Redação Bonde
16 mar 2012 às 15:13

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sensação de fraqueza, apatia, vertigens, tontura, falta de ar, dor de cabeça e palidez são alguns dos sintomas mais comuns apresentados por quem sofre de anemia. Vários fatores contribuem para a doença, mas a falta de ferro é responsável por aproximadamente 90% dos casos de anemia.

Quando há uma redução significativa de ferro no organismo, o fornecimento para os tecidos se torna insuficiente, o que atrapalha diversos processos celulares, inclusive a produção de hemoglobina e glóbulos vermelhos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A deficiência de ferro pode estar ligada a questões relacionadas com alimentação e também com a pouca ingestão de alimentos ricos em ferro ou com a ingestão incorreta de alimentos que prejudicam a absorção do ferro. Mas, momentos biológicos, como gravidez e crescimento, e algumas enfermidades que causam hemorragias também podem contribuir para o quadro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


A anemia aparece quando a quantidade de hemoglobina - pigmento que dá cor vermelha ao sangue e responsável pelo transporte de oxigênio no corpo é insuficiente. O coração, o sistema nervoso central e os músculos são os que mais sofrem com isso, pois utilizam muito oxigênio em suas funções.

Publicidade


Nos casos de deficiência do mineral é necessário aumentar o consumo de alimentos ricos de ferro ''heme'' e ''não heme''. O primeiro é absorvido mais facilmente pelo organismo e também auxilia na absorção do segundo quando ingeridos juntos. Pode ser encontrado em derivados animais como a carne vermelha, aves, peixes e mariscos.


Já o ferro ''não heme'' está presente nos alimentos vegetais como feijão, lentilha, espinafre, couve, brócolis, frutas secas, cereais fortificados etc. Tem maior dificuldade de absorção logo, a alimentação precisa de atenção para ajudar nesse processo.


A vitamina C é importante para facilitar a absorção do ferro ''não heme''. Por exemplo, se você come um bife, uma salada de espinafre e toma um suco de laranja no almoço, o equilíbrio alimentar será ótimo. Tanto o suco quanto o bife ajudarão a aproveitar melhor o ferro do espinafre.

Maximo Asinelli - médico Nutrólogo e Francisco Dantas - médico hematologista (Curitiba)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo