Tire suas Dúvidas

Problemas estomacais podem causar anemia ou desnutrição?

11 jan 2010 às 18:36

Alguns tipos de gastrite podem causar anemia, por levar à perda de sangue ou dificultar a absorção de ferro. As gastrites que mais frequentemente levam à perda são as chamadas gastrites erosivas, em que ocorrem lesões superficiais na mucosa (revestimento interno do estômago) semelhantes a aftas.

Na maioria dos casos não ocorre sangramento. Porém, quando acontece, o sangramento pode ser de pequena monta e ser descoberto apenas por exame laboratorial, ou ser em quantidade mais expressiva, manifestando-se com vômitos com sangue e evacuações com fezes pretas.


A causa mais frequente para este tipo de gastrite é o uso de medicamentos chamados antiinflamatórios não esteróides, amplamente usados pela população, infelizmente até em forma de automedicação. São aqueles medicamentos à base de diclofenaco, nimesulide, ácido acetilsalicílico, piroxicam e outros. Estes medicamentos podem causar desde discreto desconforto na região do estômago, até situações de sangramento digestivo grave.


Por isso, a importância de serem utilizados sob indicação precisa. Pacientes em uso de medicamentos anticoagulantes (em doentes do coração ou que tiveram trombose) têm risco elevado de apresentar sangramento e, consequentemente, anemia de causa gástrica, principalmente se fizer uso de antiinflamatório.


Outro tipo de gastrite que pode levar à anemia é a gastrite atrófica, menos frequente, e causa um tipo específico de anemia, que pode ser tratada com reposição vitamínica.


Quanto à desnutrição, dificilmente uma gastrite pode levar a este quadro. Porém outras doenças do estômago, como tumores e úlceras não-tratadas, podem levar à dificuldade de alimentação com vômitos e desnutrição. Daí a importância de nos primeiros sintomas de má digestão ou dor no estômago procurar atendimento médico.

Pedro Humberto Perin Leite, gatroenterologista


Continue lendo