Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mal hábito

Problemas de respiração traz danos a saúde de crianças

Sua saúde - Folha de Londrina
18 jul 2011 às 13:57

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É muito importante fazer o diagnóstico precoce e o tratamento das crianças que apresentam problemas de respiração - respiram pela boca (respiração bucal) ou pelo nariz e boca ao mesmo tempo (respiração mista), por mais de quatro meses.

A respiração bucal poderá a médio ou a longo prazo, acarretar prejuízos como alterações faciais, oclusais, principalmente durante a fase de crescimento, como alterações de postura. Respirar pelo nariz é importante, pois tem a função de umidificar e aquecer o ar respirado, protegendo as vias aéreas e melhorando a qualidade de vida.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outros hábitos que interferem na respiração são a permanência, além dos dois anos, do uso de chupeta, mamadeira ou o hábito de chupar o dedo, que podem provocar a flacidez dos músculos da face, como deformidades ósseas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Situações corriqueiras como ver televisão tomando mamadeira, falar com a chupeta na boca e ingerir alimentos pastosos podem interferir negativamente no desenvolvimento da face e da oclusão dentária.

Publicidade


Devemos, primeiramente, investigar porque a função respiratória está alterada. As causa mais frequentes são as alterações orgânicas como hipertrofia das adenóides e das amigdalas, desvio de septo, alergias, rinite e sinusite.


Esse diagnóstico envolve profissionais de diferentes áreas. O otorrinolaringologista fará o diagnóstico e prescrição do melhor tratamento, o fisioterapeuta cuidará das alterações de postura, o ortodontista fará a correção dos dentes e a fonoaudióloga adequará as funções que estiverem alteradas como respiração, mastigação e deglutição.

Silvia Helena Duarte - fonoaudióloga (Londrina)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo