Um bom tênis é importante, pois será ele que fará o contato do corpo com a superfície escolhida para o treinamento. O primeiro item que se deve procurar num tênis é o conforto. Não deve haver áreas de pressão ou atrito. Recomenda-se sempre experimentar os dois pés quando da escolha e, naquelas pessoas em que os pés incham um pouco, vale comprá-los ao final do dia, quando o volume do pé é ligeiramente maior.
O tênis também deverá ter uma boa capacidade de absorver impacto (o que a maioria dos tênis de boa procedência fazem). Quando andamos descarregamos duas vezes o peso do corpo a cada passo e quando corremos esta descarga pode chegar a seis vezes o peso do corpo.
Para quem vai correr, deve-se comprar o tênis de 1 a 2 números maior, para que não cause impacto na parte anterior dos pés, causando problemas nas unhas.
Deve-se procurar um tênis adequado ao esporte que se escolheu para praticar, já que existem muitas diferenças de função entre eles (altura do calcanhar, tipo de forração, forma etc.).
Também é importante não utilizar o mesmo tênis todos os dias, pois ele perderá mais rapidamente a capacidade de absorção de impacto e poderá desenvolver infecções fúngicas (pé de atleta) com maior facilidade.
André Pedrinelli, ortopedista