Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mistério desvendado

Por que as cicatrizes coçam quando estão sarando?

Redação Bonde
28 ago 2015 às 17:44

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O machucado forma uma casquinha, começa a coçar e a pessoa acaba retirando essa proteção ao passar a unha. Aí fica aquela cicatriz, que pode escurecer e piorar ainda mais se a região for exposta ao sol. Negros e orientais têm mais tendência a ficar com cicatrizes escuras.
Há também as marcas provocadas por cortes cirúrgicos ou cesarianas.

É importante, nesses casos, que o paciente cuide bem do local para evitar a formação de queloides (cicatrizes protuberantes provocadas por um excesso de colágeno) e outros problemas, que geralmente se manifestam acima do tórax, como colo, dorso e orelhas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para aprofundar o assunto, a dermatologista Márcia Purceli e o cirurgião plástico Luiz Eduardo Abla explicaram como evitar essas marcas indesejáveis e permanentes na pele. Também falaram sobre queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Segundo Abla, fatores genéticos, cuidados com a pele e a nutrição influenciam na cicatriz. Alguns confundem cicatriz com manchas deixadas por um machucado. Mas a primeira só ocorre quando a derme (camada mais profunda da pele) é atingida. Se o machucado arranca a derme, tira junto o colágeno e, por essa razão, se forma a marca.

Publicidade


É importante sempre esperar a cicatrização interna do tecido, para que o corte não se abra novamente. Se o indivíduo não for bem orientado, a cicatriz pode se abrir ou alargar, porque ainda não tem colágeno. E a casquinha coça porque a pele fica seca. Por isso, é preciso colocar vaselina para umedecê-la.


A cicatrização acontece em todos os tecidos do organismo, não só na pele. E um bom processo de cura do corte ou ferimento depende do local e do tipo de pele.

Publicidade


Segundo os médicos, as bolhas das queimaduras doem porque provocam uma tensão na pele, que é esticada. A bolha deve ser estourada com uma agulha esterilizada (pode ser aquecida no fogo) e grudada novamente. Jamais arranque essa pele, que pode ser coberta com uma gaze umedecida em vaselina.


Se a pele for queimada, coloque-a imediatamente em água corrente (fria ou em temperatura ambiente) e lave com sabão ou soro. Isso ajuda a impedir que o calor da superfície atinja as camadas mais profundas da pele.

A queimadura não pode infeccionar, pois isso irá prejudicar o processo de cicatrização. Nunca use pasta de dente, pó de café, gelo ou qualquer outro produto caseiro sobre a área atingida. Essas substâncias atrasam a ação dos leucócitos (células de defesa), que servem para eliminar os corpos estranhos, e podem aumentar a infecção e piorar a cicatriz.
(com informações do site Globo)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo