Com certeza você ou alguém próximo já passou por algum sufoco quando o assunto é alergia, que nada mais é do que uma resposta do sistema imunológico a uma determinada substância que o organismo não reconhece. Além das alergias já conhecidas, como as ocasionadas por poeira, alimentos ou pela ingestão de algum medicamento, existem aquelas que são desconhecidas da maioria.
Confira as mais incomuns
- Alergia ao frio
Não se trata somente daquele vento frio que causa alguns espirros, aquela dorzinha de cabeça ou um pouco de coriza. A alergia às baixas temperaturas podem causar urticárias graves em jovens adultos. Pode haver risco de morte caso o alérgico mergulhe em água gelada ou consuma algum alimento ou bebida gelado, provocando sufocação através do inchaço da laringe. Essa espécie de alergia atinge aproximadamente 0,05% da população e sofre enfraquecimento em metade desses pacientes em até 5 anos.
- Alergia a exercícios físicos
Parece uma ótima desculpa para quem morre de preguiça de se exercitar, mas não é. Coceira intensa, sensação de calor, ruborização, urticária gigante, inchaços, tonteira, vômitos, cólica e diarreia são sintomas de uma urticária crônica autoimune ocasionada por quem pratica atividade física. Também conhecida como anafilaxia induzida pelo exercício, pode levar até a morte em casos extremos.
- Alergia ao sol
Também conhecida como erupção cutânea fotoalérgica, fotoalergia ou fotodermatose, acontece com quem expõe o corpo ao sol, ou até mesmo à lâmpadas. Sendo um fator hereditário, sensibilidade causada por algum medicamento ou substâncias tóxicas acumuladas na pele após à exposição solar, essa alergia é causada pelo próprio sistema imunológico.
- Alergia à água
Parece bizarro, mas a urticária aquagênica ocorre em quem tem uma rara hipersensibilidade às substâncias presentes na água com cloro. Como se não bastasse a água do banho carregar a substância, lágrimas, suor e ingestão do líquido também causa a reação alérgica.
(Com informações do Diário de Biologia)