Tire suas Dúvidas

Por que açúcar e sal em excesso fazem mal?

06 dez 2011 às 15:29

O nosso corpo aprecia o sabor e se acostuma fácil a ingerir açúcar, mas quando consumido de forma elevada ele engorda, provoca cáries, rouba os minerais do organismo e aumenta a produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo surgimento de doenças degenerativas como Alzheimer e câncer.

Mesmo quando consumido moderadamente, o açúcar não traz nada de bom para o organismo. Como é praticamente impossível abolir o açúcar, recomendo substituir os tipos cristal e refinado pelo mascavo, que não passa pelo processo químico que dá a coloração branca e a granulação fina, e apresenta nutrientes como ferro e vitaminas.


Comer mais sal do que o necessário faz o corpo inchar. O alimento é responsável por reter líquidos, pode aumentar a pressão arterial e elevar o risco de doenças nos rins e cardiovasculares. Faça trocas utilizando temperos verdes que deixam a comida saborosa e contribuem com a saúde. Outra dica é não deixar o saleiro na mesa enquanto faz as refeições.


Se você não quer colocar sua saúde em risco, o certo é ingerir 6g de sal por dia, equivalente a 6 colheres (café). Nos supermercados há muitos alimentos ricos em sódio: veja no rótulo dos produtos a taxa de sódio e substitua por outro caso seja muito alta. Alguns dos principais vilões são: temperos prontos, produtos em conserva, enlatados, macarrões instantâneos e outros.

Silvia Regina Serra - nutricionista funcional (Londrina)


Continue lendo