Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
CALVÍCIE

Por que a maioria dos homens tem queda de cabelo?

Sua Saúde-Folha de Londrina
05 ago 2009 às 21:56

Compartilhar notícia

A calvície aparece, em algum grau, em pelo menos 50% dos homens aos 50 anos de idade, e mais raramente pode atingir as mulheres. - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os cabelos e pêlos desempenham um papel importante na estética humana, pois expressam características e desejos pessoais, sociais, profissionais e de comportamento da pessoa, antes mesmo que qualquer palavra seja dita. Alguns grupos identificam-se entre si por meio de adornos ou de um corte de cabelo específico.

A queda de cabelo é uma queixa comum em nosso dia-a-dia e pode decorrer de uma grande variedade de causas. Uma das mais comuns é a alopecia androgenética, popularmente conhecida com calvície. Porém, vários fatores podem interferir na formação do pêlo, em sua queda ou em ambos. Fatores genéticos, hormonais, nutricionais e de metabolismo, ambientais, infecções (micoses) e algumas doenças podem levar a um aspecto final de diminuição dos fios.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A calvície aparece, em algum grau, em pelo menos 50% dos homens aos 50 anos de idade, e mais raramente pode atingir as mulheres. Devido a fatores genéticos existe uma diminuição na produção do fio de cabelo, levando ao aspecto final de rarefação capilar na calva. Infelizmente, ainda não há um tratamento definitivo. Contudo, já há tratamentos que reduzem e, em alguns casos, revertem a diminuição dos fios.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Regimes nutricionais sem acompanhamento adequado, estresse intenso e alterações metabólicas também contribuem para a queda dos cabelos que, nesses casos, assumem um aspecto diferente da calvície.

Publicidade


Micoses, mais comuns em crianças, também podem causar queda de cabelo. Normalmente, existe a presença de descamação associada às áreas de queda.


Lupus, anemias, sífilis, doenças da tireóide, quadros infecciosos e psoríase são algumas das doenças que normalmente estão associadas a quadros de queda de cabelo.


De modo geral, qualquer doença ou alteração que afete nosso organismo, além das doenças próprias do fio capilar, podem apresentar quadros associados de queda de cabelo. Somente um diagnóstico preciso do tipo de queda pode definir qual a melhor opção terapêutica.

Ricardo Pasello, dermatologista


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo